top of page

Einstein e a Relatividade A base da teoria da relatividade restrita e a relatividade no cotidiano

  • Marco Aurélio da Silva
  • 12 de mar. de 2016
  • 3 min de leitura

No estudo da Mecânica, a velocidade, por exemplo, é uma grandeza relativa, ou seja, sua medida depende do referencial do qual está sendo medido. Em consequência disso, outras grandezas que dependem da velocidade também são relativas como, por exemplo, a energia cinética e a quantidade de movimento. A energia potencial também é uma grandeza relativa, pois o seu valor (mgh) depende do referencial que se adota para medir a altura. Comprimento, massa e tempo são tidos como grandezas absolutas no estudo da Mecânica, mas também se tratam de grandezas relativas. No entanto, a relatividade dessas grandezas só evidencia-se quando no estudo de situações em que se têm velocidades muito elevadas, ou seja, não desprezíveis se comparadas com a velocidade da luz no vácuo, que é aproximadamente 3,0 x108m/s.

A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial. Apesar de formar uma só teoria, elas foram propostas em tempos diferentes, no entanto ambas trouxeram o conhecimento de que os movimentos do Universo não são absolutos, mas sim relativos. A teoria da relatividade restrita foi construída por Einstein a partir de dois importantes postulados: 1ª – Postulado da Relatividade: as leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial. 2ª – Postulado da Constância da Velocidade da Luz: a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial, ou seja, c = 300 000 km/s. A Relatividade no Cotidiano A relatividade pode não ser um assunto muito comum no dia a dia, mas ela faz parte do nosso cotidiano. Quando aproximamos da velocidade da luz tudo muda, nesse sentido a relatividade é muito importante. Não é possível ver como que isso ocorre utilizando carros e aviões, mas as partículas subatômicas podem se movimentar muito rápido, podendo alcançar velocidades bem próximas à velocidade da luz.

Um instrumento muito comum na atualidade utiliza mecanismos advindos da relatividade para determinar com alta precisão a posição na Terra, esse é o chamado GPS. Encontrado em celulares de última geração, esse instrumento depende de 24 satélites ao redor da Terra para a determinação correta da posição, mas se não fosse a relatividade, todas as medidas estariam erradas. Os cálculos e correções relativísticos são necessários em consequência da velocidade dos satélites, aproximadamente 14 mil km/h. Essa velocidade é realmente pequena se comparada com a velocidade da luz, mas mesmo assim os cálculos são necessários. O aparelho de GPS está cada vez mais presente em nosso cotidiano, seja no avião, nos automóveis, navio, em muitos lugares podemos encontrá-lo. Caso não fossem calculados os efeitos da relatividade, poderiam acontecer grandes desastres.

Considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I.A Teoria da Relatividade Restrita mostra que a massa de um corpo aumenta, quando medida. por um observador em movimento com relação a ele. Em outras palavras, quando caminhamos, temos uma massa maior quando medida por uma pessoa que nos observa, sentada em uma cadeira.

II. A Teoria da Relatividade prova, matematicamente, que somente corpos com velocidades próximas à da luz têm suas dimensões contraídas.

III. A Teoria da Relatividade trata-se de uma visão filosófica construída pela mente do gênio Albert Einstein, não sendo, portanto, teoria que pode ser provada experimentalmente.

Está(-ão) correta(s):

a)( )Apenas I

b)( )Apenas II

c)( )Apenas III

d)( )I, II e III

e)( )Apenas II e III




(resposta -I-(V)A massa aumenta com a velocidade porém para que o denominador não se anule, a velocidade V não pode atingir nem superar o valor de C . O que aumenta com a velocidade não é a quantidade de matéria, mas sim sua massa inercial, a qual mede a inércia do corpo. Quanto maior a velocidade maior será a inércia, isto é mais difícil torna-se a variação de velocidade. II-(F)Por que a massa aumenta com a velocidade. III-(F)Essa teoria pode ser comprovada matematicamente. )

 
 
 

Comments


Postagens em Destaque
Postagens Recentes
Arquivo
Procurar por Palavras-chave
Nos Acompanhe
  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Ícone de App do Google +
  • Twitter App Ícone
RSS Feed
bottom of page